quarta-feira, 26 de março de 2008

Só podem ficado de olhos em bico...

Detonadores nucleares enviados por engano para Taiwan

26.03.2008, Rita Siza, Washington

O Pentágono anunciou ontem já ter recebido de volta um carregamento de material militar que incluía componentes para a construção de mísseis nucleares e que fora inadvertidamente enviado para Taiwan há mais de um ano e meio.
De acordo com fontes do Pentágono, só na semana passada as autoridades militares se aperceberam de um "erro grosseiro" num carregamento para Taiwan: em vez das baterias para helicópteros esperadas naquele território, foram enviados quatro detonadores eléctricos usados nos mísseis nucleares Minutemen.
O detonador é um componente extremamente sensível, com 56 centímetros de comprimento e é como o cérebro da ogiva, segundo Hans Kristensen, um perito da Federação dos Cientistas Americanos citado pela AFP. "Quando a ogiva se aproxima da Terra, essa peça determina quando e a que altitude a bomba explode", disse.
O secretário da Defesa, Robert Gates, ordenou a imediata abertura de um inquérito e ainda a realização de uma "abrangente revisão de todos os procedimentos e inventário físico de todo o equipamento nuclear" do Exército norte-americano.
Os oficiais que ontem falaram sobre o caso garantiram que o material não foi utilizado e esteve sempre armazenado. Além do embaraço, o episódio pode causar um novo incidente diplomático com a China, que tem apresentado várias queixas por causa das vendas de equipamento militar dos Estados Unidos à ilha "renegada" de Taiwan.
56

centímetros de comprimento e 20 de diâmetro são as dimensões de cada um dos detonadores, cuja função é determinar o momento em que a bomba nuclear deve explodir


in Publico.pt de 26 de Março de 2006

Well... maybe not!!!

Nenhum comentário: