segunda-feira, 3 de maio de 2004

Papelada...

Muitas vezes falamos que os Portugueses são um povo de baixa produtividade e que não pode haver desenvolvimento e aumento de ordenados sem o correspondente aumento de produtividade!!!
Também é mais que conhecido que cada vez que é preciso resolver o mais pequeno detalhe oficial, o volume de coisas que é preciso resolver e pedir torna-se tão mais volumoso quanto a necessidade que temos de o resolver.
Um exemplo será aquilo que tenho estado a tentar resolver nos últimos dias: para os que ainda não sabem estou a candidatar-me a Doutoramento e para isso tenho de pedir a respectiva Bolsa à Fundação para a Ciência e Tecnologia. É óbvio que será necessário avaliar as capacidades dos candidatos, mas a quantidade de coisas que será necessária torna-se incrível e por vezes repetitiva, ou seja, organismos diferentes pedirem coisas semelhantes.
Parece-me então que estamos perante um lugar comum muitas vezes denominado gastronomicamente de "Pescadinha de Rabo na Boca". A nossa produtividade é baixa e grande a quantidade de burocracia necessária resolver para tratar do quer que seja e não saímos da cepa torta.
Soluções procuram-se
Ou então... não!!!

Nenhum comentário: